Comissão Europeia aprova fusão de DuPont e Dow Chemical, mediante venda de ativos

Com a medida, órgão antitruste quer evitar impactos negativos no mercado internacional e manter a concorrência

Fonte: Divulgação

A Dow Chemical e a DuPont conseguiram, nesta segunda-feira, dia 27, a aprovação da Comissão da União Europeia para o processo de fusão das duas gigantes do setor químico. A liberação, entretanto, foi condicionada à venda de alguns ativos das duas companhias para evitar impactos negativos ao mercado internacional e manter a concorrência, disse o órgão antitruste do bloco.

Inicialmente, o órgão havia demonstrado preocupação de que o acordo reduziria a concorrência nos preços e na oferta de agrotóxicos no mercado, assim como comprometeria o desenvolvimento de novas tecnologias no setor. “Nossa decisão de hoje assegura que a fusão não reduzirá a concorrência”, disse a chefe do órgão antitruste, Margrethe Vestager. 

Para conseguir a aprovação e evitar esses impactos negativos, entretanto, o bloco exigiu a venda de parte dos negócios de defensivos agrícolas e da área de pesquisa e desenvolvimento da DuPont, assim como os negócios de ácidos copolímeros e ionômeros da Dow. 

O acordo entre Dow e DuPont, anunciado em dezembro de 2015, está passando por uma análise bastante minuciosa por parte de órgãos reguladores, que avaliam seu possível impacto sobre a concorrência. As companhias esperam que o negócio seja concluído no primeiro semestre deste ano.