O gerente de Levantamento e Avaliação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Cleverton Santana, afirmou que a 8ª Estimativa da Safra de Grãos 2016/2017, divulgada nesta quinta-feira, dia 11, confirmou que a produtividade está maior para todas as culturas. “A soja e o milho se destacam, com quase 90% da safra, mas culturas como feijão e arroz também têm produtividade boa. O algodão diminuiu a área em relação à safra anterior, mas a produtividade está crescendo”, comentou.
Os dados da Conab mostraram que a previsão para a safra atual de grãos é de 232,02 milhões de toneladas, o que corresponde a um aumento de 24,3% em relação à safra anterior. O volume representa um recorde histórico.
No caso da soja, a produção estimada é de 113,01 milhões de toneladas. Para milho são esperadas 92,8 milhões de toneladas.
“Os produtores, de modo geral, se transformaram em empresários do campo. Isso contribui para o crescimento da safra. E o clima também foi favorável desde o início. Ano passado tivemos o El Niño, que prejudicou o País inteiro. Este ano o clima ajudou”, disse Santana.
Segundo ele, a expectativa da Conab é de que o clima também continue favorável nos próximos três meses.