Cooperativas de SP devem manter crescimento de dois dígitos em 2017

Organizações de produtores no estado faturaram R$ 22 bilhões no ano passado; pecuária leiteira e floricultura estão em recuperação 

Fonte: Canal Rural/Reprodução

As cooperativas agropecuárias paulistas faturaram R$ 22 bilhões no ano passado, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. E o setor espera manter o crescimento de dois dígitos em 2017, apostando em cadeias que enfrentaram alguma dificuldade em período recente.    

“Acreditamos que a pecuária de leite deve recuperar o mal desempenho de 2016 e também temos o segmento de flores, que deve ser favorecido com a retomada de crescimento da economia nacional”, afirma Pedro Silveira, consultor de Agronegócios da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp).

No ano passado, o segmento de grãos – como milho, soja, amendoim, entre outros – foi um dos principais responsáveis por esse desempenho: juntos, eles registraram alta de 46% em relação ao ano anterior. 

Outro destaque do agronegócio em São Paulo foi o setor sucroenergético. “Ele voltou a crescer em 2016, e o aumento na produção de açúcar e etanol ajudou o desenvolvimento das cooperativas paulistas”, diz Silveira.

Outro segmento que registrou alta foi o de insumos, com 23% de alta sobre o ano anterior, favorecido pela alta dos preços dos grãos e melhora na relação de troca.

Confira a entrevista com Pedro Silveira no vídeo abaixo: