Fiscais agropecuários do RS ameaçam paralisar atividades

Categoria protesta contra a nomeação de novo superintendente regional do Ministério da Agricultura, considerada uma indicação política

Fonte: Reprodução/Canal Rural

A Delegacia Sindical no Rio Grande do Sul do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (DS-RS Anffa Sindical) divulgou nesta quinta-feira, dia 11, a informação de que os fiscais federais agropecuários do interior e litoral do estado, incluindo Rio Grande, vão paralisar atividades nesta sexta, dia 12. Na capital gaúcha, a categoria também estará mobilizada na sede da entidade. 

O protesto será realizado em repúdio à exoneração do titular da Superintendência Federal de Agricultura no estado, Roberto Schroeder. Em seu lugar, foi nomeado Luciano Maronezi, “uma indicação política desconhecida do setor agropecuário gaúcho”, afirma a delegada sindical Consuelo Paixão Côrtes.

A entidade também informou que os fiscais agropecuários do Rio Grande do Sul também farão uma mobilização de 24 horas na próxima segunda-feira, dia 15, em todo o estado. 

A delegada Consuelo Paixão Côrtes afirma que a superintendência regional do Ministério da Agricultura no estado “foi comandada por 12 anos por uma nomeação política desastrosa, tal qual a realizada agora”. O titular anterior, Francisco Signor, foi afastado por determinação judicial, em maio de 2015. Após mobilização da categoria, em agosto passado Schroeder, funcionário de carreira, passou a ocupar o cargo.