Alexandra é um vilarejo na cidade de Charlottetown, na ilha do Príncipe Eduardo, sudeste do Canadá. Entre seus 224 habitantes, há um fazendeiro que cultiva lúpulo para cervejarias artesanais. Na tarde de sábado, 26 de novembro, ele viu dois homens e uma mulher em atitudes suspeitas dentro de sua fazenda e chamou a polícia.
O socorro veio rapidamente. Os policiais chegaram à fazenda a tempo de encontrar os três supostos ladrões carregando parte da produção da fazenda, que já estava embalada para o envio às indústrias. Presos em flagrante, eles não negaram o crime. Demonstrando poucos conhecimentos de botânica, eles alegaram que confundiram lúpulo com maconha, que era o objetivo da tentativa frustrada de furto.
O único ladrão que teve seu nome revelado foi Warren Jesse Howatt, de 23 anos. Acusado de furto e invasão de propriedade, ele foi mantido preso durante o fim de semana. Os outros dois foram soltos e, assim como Howatt, serão convocados para comparecer à corte em data ainda a ser definida.
Há uma outra fazenda na ilha do Príncipe Eduardo com permissão legal para cultivar maconha com finalidades medicinais. Isso talvez explique o fato de os ladrões terem invadido a propriedade errada. O equívoco do trio desastrado lembra o sucesso “A Semente”, do sambista Bezerra da Silva, que você pode ouvir aqui.