O Ministério da Agricultura informou que está em elaboração o plano O Melhor do Agro Brasileiro, com o objetivo de promover a produção agropecuária nacional no mercado externo, “destacando sua qualidade, inocuidade e sustentabilidade”, diz nota emitida pela pasta.
Conforme o ministério, a intenção é vincular o conteúdo da sustentabilidade a um site no qual os consumidores estrangeiros poderão ter ideia de como é feita a produção brasileira. “Eles também vão ver como ela é sustentável e quais as condições de qualidade e de sanidade da produção brasileira”, defende o ministério na nota.
A estratégia prevê ainda a criação de uma marca para ser o símbolo da agropecuária brasileira nos produtos exportados. O conteúdo do site já está em elaboração e a marca e o site devem ser lançados até o fim de 2018.
Para o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do ministério, Odilson Luiz Ribeiro e Silva, “o mundo não conhece as qualidades e as condições de produção no Brasil. Muito se fala de desmatamento no Brasil, de condições de trabalho, mas, na verdade, a agricultura brasileira teve um salto de sustentabilidade muito grande nos últimos anos”.
Ele complementa dizendo que o ministério está elaborando um conteúdo matriz com informações dispersas sobre sustentabilidade e condições de trabalho, como, por exemplo, plantio direto e recolhimento de embalagens de agrotóxicos.