Mulheres assumem papel de liderança em fazendas dos Estados Unidos

A repórter Bruna Essig foi até Illinois, nos Estados Unidos, conhecer a história da produtora rural Vickie Hernan-faivre, que comanda uma fazenda produtora de grãos

Fonte: Bruna Essig/Canal Rural

Ao chegar à propriedade da família Faivre no condado de Dekalb, nos Estados Unidos, um casal de produtores recebe a nossa reportagem. Quem apresenta todas as atividades desenvolvidas ali e conhece cada detalhe da produção é Vickie Hernan-faivre, agricultora graduada em ciências políticas e produtora há 28 anos, vindo de uma tradição familiar na pecuária e, assim que casou, acabou migrando para a produção de grãos ao lado do marido, Roger Faivre.

A liderança feminina, que fica clara durante a nossa visita, causa curiosidade pelo fato de a maioria dos casso ser justamente ao contrário, com um homem à frente dos negócios.

No Brasil, as propriedades são, em sua maioria massiva, comandadas e administradas por homens. Suas companheiras, muitas vezes, têm outras profissões e não necessariamente estão ligadas à atividade agrícola. E quando estão, não costumam dirigir tratores ou operar implementos agrícolas como nos EUA.

Ao saber desta realidade, Vickie também demonstrou surpresa, sem entender porque mulheres não se envolvem tanto no agronegócio, algo muito natural nos Estados Unidos. A agricultora disse ainda que adora máquinas e que pilota os equipamentos melhor que o marido. Vickie também é responsável pela parte de secagem de grãos feita na propriedade e se mostra um exemplo para todas as Mulheres.