A Caixa Econômica Federal oferecerá linha de crédito para pré-custeio da safra 2018/19 a juros mais baixos para as culturas da soja, milho, arroz e algodão. Em nota, o banco diz que os quatro produtos consumiram na última safra 67% dos recursos de custeio.
O Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) terá juros de 6,7% ao ano, contra 7,5% ao ano cobrados no Plano Safra 2017/18. Agroindústrias e cooperativas terão taxas a partir de 7,5% ao ano e demais produtores pessoas físicas pagarão juros de 7,7% ao ano.
“O médio produtor que contratar uma operação no valor de R$ 1,5 milhão com prazo de 12 meses (de amortização), por exemplo, vai economizar cerca de R$ 12 mil”, disse em nota o diretor de Produtos de Varejo da Caixa, Humberto Magalhães.
Segundo o banco, as taxas reduzidas abrangem também as operações de estocagem da safra vigente, o custeio pecuário para todos os produtores pessoas físicas, as linhas de adiantamento a cooperados, de industrialização para cooperativas de produção e de custeio da integração (de aves e suínos) para agroindústrias que atuam nestes dois segmentos.
As taxas promocionais serão ofertadas até o final de março.