Previsão do tempo: como será novembro?

Confira as principais notícias sobre dólar, mercado agrícola e previsão do tempo para começar o dia bem informado

Fonte: Eliza Bartel/Itaiópolis (SC)

Após o início de uma primavera com chuva abaixo do normal e temperatura muito acima esperado no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a precipitação se espalha pelo país neste mês de novembro, segundo a Somar Meteorologia.

De acordo com a média de dez simulações meteorológicas, choverá pelo menos 200 milímetros desde o noroeste do Rio Grande do Sul até areas de divisa entre a Bahia e Tocantins passando por boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Apesar do acumulado razoável, ele ainda não será suficiente para que alcance a média histórica, nos casos do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, sul do Pará, norte de Rondônia, Amazonas e Roraima.

Por outro lado, o acumulado passará a média histórica no noroeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso, sul de Rondônia e no Acre.

Detalhando-se a distribuição da chuva durante o mês, a maior parte da precipitação acontecerá na segunda quinzena no Brasil. Na primeira quinzena, inclusive, esperam-se algumas áreas com baixo acumulado de chuva, casos do centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul, norte do Nordeste e sul de Mato Grosso.

Já na segunda quinzena, a chuva espalhará com acumulado mínimo de 50 milímetros na maior parte do país. Em Minas Gerais, algumas regiões receberão mais de 150 milímetros. Por conta da chuva mal distribuída, a temperatura permanecerá acima da média na maior parte do Brasil, mas os desvios serão mais modestos que os registrados em novembro.

Somente no noroeste de Minas Gerais, Distrito Federa, norte de Goiás, Tocantins e sul dos estados do Maranhão e do Piauí, a temperatura será mais elevada, com desvios acima dos 2°C. Boa parte do calor acontecerá na primeira quinzena do mês.