A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia nesta semana, até 9 de junho, a quarta rodada de fiscalização dos estoques públicos de grãos, entre outros produtos. Os fiscais visitarão 90 armazéns públicos e privados nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Distrito Federal. Também será feito o cadastramento de novos armazéns.
Conforme comunicado da Conab, a expectativa dos técnicos é vistoriar 127 mil toneladas de café, milho, arroz, trigo, farinha de mandioca e diversos produtos industrializados ou manufaturados. Os fiscais observarão, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos armazenados.
Até a terceira etapa, foram fiscalizados cerca de 1 milhão de toneladas de produtos em 169 armazéns. Constatou-se desvios de 2.496 toneladas de milho e perdas de 488 toneladas de café e milho. Segundo a Conab, no caso das perdas, os armazenadores terão que indenizar a companhia.
Para os desvios identificados, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Conab por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.