Os preços do café arábica têm oscilado intensamente no mercado doméstico, mas seguem em patamares elevados. A valorizaçăo do dólar e as expectativas quanto aos estoques apertados e à produçăo mundial para a próxima temporada vêm ditando o ritmo dos negócios.
Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a forte queda externa na semana passada afastou ainda mais vendedores e compradores do mercado doméstico. Nessa quarta-feira, 16, as negociaçőes de café arábica estiveram lentas no mercado interno.
Com produtores retraídos, os preços no Brasil registraram leve alta. O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 564,72/saca de 60 kg, ligeira alta de 0,4% em relaçăo ao fechamento da quarta anterior, dia 9.
Já para o robusta, apesar das quedas internacionais, a baixa oferta doméstica mantém os preços em alta. O Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 550,89/saca de 60 kg, aumento de 0,9% em relaçăo à quarta anterior.