O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) vai realizar um ciclo de cursos sobre HLB (huanglongbing), também conhecido como greening. Serão realizados 12 cursos gratuitos entre janeiro e julho, espalhados pelas principais regiões produtoras de citros do estado de São Paulo e Minas Gerais.
O greening é a pior doença da citricultura, responsável por prejuízos no mundo todo. Somente no Brasil, é responsável pela eliminação de, pelo menos, 40,85 milhões de plantas no estado de São Paulo, além de ter dizimado a citricultura de regiões tradicionais no cultivo de laranja.
Ao longo dos dez anos que a doença é conhecida no Brasil, as técnicas de controle têm se aprimorado, o que tem conseguido minimizar os prejuízos nas propriedades que aplicam corretamente as ações de manejo.
O objetivo do curso é levar a capacitação para a aplicação destas técnicas de controle a citricultores, engenheiros agrônomos e administradores de pomares. O conteúdo foi elaborado pelos pesquisadores e engenheiros agrônomos do Fundecitrus e traz informações sobre o cenário e competitividade da citricultura, impacto do HLB na produção e qualidade da fruta, a situação da doença no estado de São Paulo, os cenários de manejo e os 10 mandamentos para controlar a doença, além de técnicas para fazer a coleta e organização dos dados de campo, planejamento e avaliação dos resultados do manejo.
O primeiro curso será realizado em Araraquara (27/01), seguido por Olímpia (25/02), Pirajuí (03/03), Aguaí (07/04), Novo Horizonte (14/04), Lucianópolis (28/04), Bebedouro (05/05), Holambra II (19/05), Lins (30/06), Avaré (14/07), Frutal/MG (21/07) e Limeira (28/07).
As inscrições podem ser feitas pelo site do Fundecitrus.