O custo do frete para entrega de fertilizantes subiu 20% em relação à safra passada, aponta a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). A menor oferta de milho nos portos reduziu o fluxo de caminhões que retornam com os insumos para as áreas agrícolas.
Segundo o analista de mercado da NPK Soluções, Eduardo Nunes, o volume de produtos importados neste ano é parecido com o que foi comercializado em 2014, ou seja, um dos maiores da história. Ele diz que a alta do frete deve continuar nos próximos meses, de acordo com a chegada dos navios e consequentemente aumento das entregas.
Muitos produtores rurais e até mesmo misturadoras estão evitando comprar fertilizantes no Porto de Paranaguá devido aos problemas de logística. A saída é migrar para os portos de Rio Grande e Santos, onde há mais oferta de caminhões para carregar insumos.
O analista finaliza dizendo que os produtores devem comercializar os fertilizantes agora, pois a tendência é de que os preços subam ainda mais com a incerteza política e a volatilidade do dólar.