O plantio de milho verão da safra 2017/2018 alcançou 23% da área prevista para o Centro-Sul do Brasil, apontou a consultoria AgRural, em relatório semanal. Há uma semana, 19% da área estava semeada. O número está em linha com os 24% da média de cinco anos, mas é inferior aos 29% de igual período do ano passado. Contudo, a preocupação com o clima persiste. “Áreas atingidas pela estiagem de setembro precisam de chuva com urgência, especialmente no Paraná e em Santa Catarina”, disse a consultoria.
A AgRural revisou para baixo as suas previsões de área e produção de milho verão. Para o Centro-Sul do Brasil, a área estimada caiu dos 3,024 milhões de hectares divulgados no início de agosto para 2,970 milhões de hectares. A queda em relação ao ano anterior deve ser de 11,7%. Os maiores recuos na área de milho verão devem ocorrer no Paraná (-28%) e Rio Grande do Sul (-16%), devido à maior rentabilidade oferecida pela soja, segundo a consultoria.
A previsão de produção de milho em primeira safra foi reduzida para 21,6 milhões de toneladas, com queda de 13,5% ante 2016/2017. Em agosto, a produção havia sido calculada em 22,5 milhões de toneladas.
A AgRural não calcula estimativas de área e produção de milho verão para o Norte/Nordeste.