O projeto é umas das medidas propostas durante a reunião com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, no mês passado.
– A ideia é reunir além da Aspaco, a ABC Dorper, o Sebrae e o governo do estado para que nesse projeto piloto possamos incentivar e fomentar a ovinocultura paulista. Aqui temos uma excelente qualidade genética de ovinos e temos a certeza que estes são os primeiros passos para que possamos vislumbrar algo muito maior, que é o diagnóstico da ovinocultura no estado de São Paulo – afirma o presidente da Aspaco, Bruno Garcia Moreira.
Para o Sebrae, o melhoramento genético é fundamental para o desenvolvimento dos criadores de ovinos, sobretudo para a região de Jales, que está fora do centro do estado.
– É muito importante a Aspaco encabeçar um projeto como esse, que incentiva a adoção de novas tecnologias, como a inseminação artificial, essencial para o melhoramento genético. Não tenho dúvidas que haverá um ganho muito grande para a produção de carne ovina e o Sebrae está apto para auxiliar nesse processo e na gestão da propriedade rural – ressalta a consultora Viviane Karina Gianlorençoa.