Uma plataforma digital desenvolvida pela multinacional Monsanto promete coletar dados do campo e facilitar a vida do produtor rural na tomada de decisões. O produto, que ainda está em testes no Brasil, deve ser lançado em até um ano e meio.
A plataforma digital Climate FieldView está em testes em 100 propriedades do país. O funcionamento dela depende de um sensor acoplado às máquinas agrícolas e que é capaz de enviar informações sobre as condições da lavoura.
“É que uma plataforma digital que ajuda o agricultor a fazer uma gestão muito eficiente das atividades operacionais como semeadura e pulverização. Todas estas informações são coletadas, processadas e retornam para o agricultor de uma maneira muito simples através de relatórios, mapas na palma da mão dele, que ajudam muito a melhorar este processo de tomada de decisão”, falou o líder da The Climate Corporation para a América do Sul, Mateus Barros.
Segundo Barros, nos Estados Unidos a plataforma já está presente há quatro anos e o produto está com cerca de 100 mil usuários e com uma área de, aproximadamente, 37 milhões de hectares.
Inovação
A Monsanto, que acaba de ser incorporada pela Bayer, prevê novos lançamentos até 2020 em biotecnologia como a soja segunda geração e uma nova variedade de milho BT. Neste período, a operação da empresa deve passar por mudanças, segundo o líder da Monsanto para a América do Sul, Rodrigo Santos. “Neste momento, são duas empresas independentes. Então, muita pouca coisa se sabe sobre esta futura empresa, porque nós não podemos fazer muito trabalho antes destas aprovações. No entanto, muita novidade vai surgir no final de 2017, caso aconteçam estas aprovações”, falou.