O Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada) elevou a estimativa de produção de soja na safra 2016/17 no estado. A expectativa é que o Mato Grosso apresente patamar inédito de 54,05 sc/ha, o que deve ampliar a produção estadual para 30,47 milhões de toneladas, cerca de 9,6% superior à de 2016, pautado no adiantamento da semeadura e nas boas previsões climáticas para os próximos meses.
A grande diferença no comparativo com a safra atual é com relação a heterogeneidade de produtividade entre as regiões, que atingiu na safra 15/16 variação de 8,3 sc/ha entre a região de maior e menor produtividade. Grande parte das regiões possui expectativa de produtividade próxima à média estadual. As únicas que destoam, segundo o Imea, é a oeste (a cima da média) e a nordeste (a baixo da média).
As condições climáticas durante a colheita também serão decisivas para a consolidação das expectativas da nova safra.
Na área de cultivo, a projeção do Imea se elevou para 9,39 milhões de ha, tornando-se 0,9% superior à da safra 15/16. Mesmo com alta na projeção, a safra 16/17 tende a se firmar com o menor aumento anual da série histórica do Imea (início safra 07/08).
Apesar do grande potencial produtivo da nova safra, os riscos à produtividade são elevados devido, sobretudo, às indefinições dos reflexos do clima na colheita.