O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) elevou a sua estimativa de produção de soja no estado na safra 2017/2018 para 30,98 milhões de toneladas. No último levantamento, divulgado em novembro, a expectativa era de uma colheita de 30,60 milhões de toneladas. O número, contudo, ainda representa queda de 0,95% ante à safra 2016/2017, de 31,27 milhões de toneladas.
A entidade manteve a previsão de área de soja de 9,42 milhões de hectares. Quanto à produtividade, o instituto elevou para 54,78 sacas por hectare a projeção para o estado, ante 54,12 sacas por hectare na estimativa anterior. “Observou-se produtores desfrutando de produtividades históricas e outros vivenciando problemas com as chuvas e consequente quebra nos rendimentos”, disse em informativo.
O instituto apontou ainda que mais de três quartos da área de soja de Mato Grosso ainda precisam ser colhidos. “O mês de fevereiro vai ser decisivo para consolidação das produtividades, seja em função do reflexo da chuva na colheita ou no desenvolvimento das cultivares tardias”, disse.