Tempo

Geada atinge áreas do Sul com temperaturas de até -2 ºC

De acordo com a previsão do tempo, o domingo também tem chance para começar bem gelado, o que dá condição para geada

O frio chegou muito antes do inverno. Na semana passada, áreas do Sul já haviam registrado episódios de geada, e isso se repetiu na manhã deste sábado, 8.

Em São José dos Ausentes (RS), por exemplo, os termômetros chegaram a marcar 1 ºC nas primeiras horas do dia. Nas áreas de baixada, as temperaturas caíram a -2 ºC. Anápio Pereira, da Fazenda Monte Negro, enviou um vídeo dos campos cobertos pela geada.

No Vale dos Caminhos, a três quilômetros do centro de São Joaquim, em Santa Catarina, o frio também foi suficiente para provocar geada.

Geada em São Joaquim
Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online
Geada em São Joaquim
Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Mais geada vindo aí? Veja a previsão do tempo

De acordo com a Somar Meteorologia, neste sábado, uma área de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens de chuva em praticamente toda a região e mantém o tempo firme nos três estados.

Apenas no leste do Paraná há condição para pancadas de chuva, além de tempo fechado no litoral, onde chove a qualquer hora do dia, porém sem grandes acumulados.

Com predomínio de sol na faixa oeste da região, o dia será de grande amplitude térmica, com frio pela manhã e temperaturas mais agradáveis pela tarde, além de baixa umidade relativa do ar. No leste do Paraná, a tarde ainda será de baixas temperaturas.

Já no domingo, a chuva se estende do leste paranaense ao nordeste de Santa Catarina, em forma de pancadas e de baixos acumulados.

Nas demais áreas da região, o tempo continua seco e frio, com grande amplitude térmica. O dia ainda começa com friozinho, mas a chance de geada é praticamente nula. À tarde, com o sol ganhando força, as temperaturas se elevam mais.

Uma nova frente fria chega à região e deve provocar chuva no centro-sul gaúcho nesta segunda-feira. A umidade marítima trazida pelos ventos deixa o céu com muitas nuvens e chove fraco no leste de Santa Catarina e do Paraná. Demais áreas do Sul ficam com sol e tempo firme.

Nos próximos dias, a frente fria segue avançando em direção ao Sudeste e a chuva diminui no Sul. Mas ainda há previsão de chuva entre o norte gaúcho e o leste do Paraná. Já no sul do Rio Grande do Sul, oeste catarinense e grande parte do Paraná, tempo firme.

As temperaturas entram em cada, conforme a massa de ar frio avança pela região.