Sarkozy visita Lula em estratégia de negócios entre Brasil e França

Acordo militar foi fechado no valor de R$ 22,5 bilhõesO presidente da França, Nicolas Sarkozy, está no Brasil, onde participa como convidado de honra das comemorações do Dia da Independência, nesta segunda, dia 7, em Brasília. A visita marca a assinatura de um acordo militar entre Brasil e França para a construção de helicópteros e submarinos. O valor estimado é de R$ 22,5 bilhões.

Em entrevista à imprensa francesa no fim de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou ainda que os dois países estão próximos de fechar outro acordo, para a compra de aviões de combate.

Esta visita é a segunda de Nicolas Sarkozy ao Brasil em menos de um ano, numa aproximação que vai além de acordos militares.

Para o Brasil, a França é considerada um aliado estratégico entre os países desenvolvidos. Para o governo brasileiro, é importante ter o apoio da França para aumentar a participação em organizações internacionais.

Por outro lado, o governo francês tenta aproveitar as oportunidades de negócios no Brasil e aumentar a presença na América Latina.