Veja a agenda do agronegócio para esta semana

Decisão final sobre o processo de Impeachment de Dilma Rousseff conduzirá a política e a economia nesta semana, que também tem reunião da Câmara Setorial da Soja, em Brasília (DF)

Fonte: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Segunda, dia 29

9h – Começa a segunda fase do julgamento de Dilma Rousseff, no Senado Federal. A presidente afastada terá 30 minutos de pronunciamento, mas o tempo é prorrogável. E ainda, se Dilma quiser, pode permanecer calada. Em seguida, haverá um debate entre advogados de acusação e defesa (com réplicas e tréplicas). Após, os senadores inscritos terão dez minutos para falar. Ao fim, o ministro Ricardo Lewandowski, presidente da sessão, apresentará um resumo do processo com as alegações de acusação e defesa. Dois senadores favoráveis e dois contrários ao Impeachment deverão, em cinco minutos, fazer o encaminhamento da votação. 

Terça, dia 30

Impeachment – A sessão extraordinária que promove o julgamento de Dilma Rousseff, no Senado Federal, entra em sua fase final e segue para a votação. O horário depende do andamento da fase de discussão. O documento dos ritos prevê que a votação seja nominal, através de painel eletrônico. Dilma só será condenada e definitivamente afastada do cargo se 54 senadores votarem a favor do Impeachment. Nesse caso, o presidente interino, Michel Temer, assume o governo de forma definitiva. Mas se Dilma for absolvida, ela volta ao seu cargo.

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento embarca em comitiva, numa Missão Ministerial e Empresarial para a Ásia e só volta dia 25 de setembro. No roteiro de visita, está Seul, Chongqinq, Hong Kong, Bangkok, Yangon, Hanói, Kuala Lumpur e Nova Déli, República da Coréia, República Popular da China, Reino da Tailândia, República Socialista da União de Myanmar, República Socialista do Vietnã, Federação da Malásia e República da Índia. O Secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Luiz Ribeiro e Silva, o chefe de gabinete Coaraci Nogueira de Castilho e o Assessor Especial do Ministro, Marcelo Silveira Tognozzi acompanham Maggi na viagem. 

9h – A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia realiza um seminário na Câmara dos Deputados sobre Fundos Constitucionais: Desafios ao Fomento do Desenvolvimento Regional. Participam representantes do Ministério de Integração Nacional, Federação Nacional dos Prefeitos, Banco da Amazônia, do Nordeste e do Brasil. 

9h30 – Na Câmara dos Deputados, os parlamentares da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural se reúnem para votação de requerimentos e projetos. 

10h – A Secretaria de Agricultura do DF lança o Plano Safra Brasília 2016/2017 pra apresentar o conjunto de projetos e instrumentos de políticas públicas do governo de Brasília e do Governo Federal para o setor agropecuário do DF. Entre as novidades, destacam-se a ampliação do limite de operações de crédito do Fundo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (FDR) para produtores e cooperativas, e o lançamento do Prospera Jovem Rural, uma linha de crédito de investimento dentro do Programa de Concessão de Empréstimo – Prospera, para jovens de 18 a 29 anos, estimulando o setor de serviços na área rural.

12h – A Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) se reúne mais uma vez para a sua tradicional reunião almoço. Dentre os temas a serem discutidos, a recriação da CPI da Funai e do Incra e o licenciamento ambiental. 

14h30 – A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados volta a se encontrar no período da tarde para uma audiência pública. Será discutido os entraves na negociação de dívidas e o acesso ao crédito agrícola por parte dos produtores rurais. A reunião terá representantes do Ministério da Agricultura, Fazenda, Banco Central, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Quarta, dia 31

Impeachment – Dependendo o decorrer do julgamento, a sessão no Senado pode se estender até esta quarta-feira. Após a votação, o resultado será publicado em forma de resolução do Senado. A sentença será lida por Lewandowski e deve ser assinada por todos os senadores. 

10h – No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acontece mais uma reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja. 

Quinta, dia 1º de setembro

9h – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza dois leilões públicos de venda de 35 mil Kg de arroz em casca, a granel, por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC).