Uma tecnologia usual nas propriedades leiteiras e desenvolvida pela Embrapa, a Roda da Reprodução, vai ganhar uma versão eletrônica, que pode ser manejada diretamente por aparelhos celulares. O aplicativo Roda da Reprodução, como já ocorre com a ferramenta manual, permitirá que o produtor de leite tenha uma visão geral e clara da situação reprodutiva do rebanho leiteiro – quantas vacas pariram e quando, quantas entraram no cio e foram inseminadas, quantas estão em lactação, quantas estão “secas” (ou seja, em período de espera até a próxima lactação), etc.
O quadro, geralmente exposto na sala administrativa de uma propriedade leiteira, é uma peça circular com 365 divisões, relativas ao período de um ano. Conforme a Embrapa, ele pode agora ser substituído pela ferramenta digital.
Além de visualizar a situação do rebanho com um toque na tela do celular, a instituição de pesquisa comenta que é possível ter acesso a vários recursos que informatizam a gestão. “A ideia é ampliar o uso da Roda da Reprodução, tanto no programa Balde Cheio, como nas atividades de gestão de rebanho leiteiro”, disse o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (SP) Marcos Visoli, coordenador de desenvolvimento da tecnologia.
Em celulares, por questão de melhor visualização, o aplicativo é recomendável para uso em rebanhos entre 100 e 150 animais. Em tablets, podem ser visualizados até 200 animais.
Cerca de 90% dos produtores que participam do programa Balde Cheio já monitoram o manejo reprodutivo por meio do quadro manual. Um dos objetivos, segundo o pesquisador Artur Chinelato de Camargo, da Embrapa Pecuária Sudeste (SP), é facilitar o acompanhamento da situação de cada vaca em um calendário circular anual.
O novo aplicativo oferece funcionalidades como agenda para cadastro dos animais e o controle do ciclo de eventos de todos os estágios dos processos produtivo e reprodutivo, seja um aborto, parto ou secagem, por exemplo.
“Outros benefícios são a possibilidade de realizar buscas entre os bovinos cadastrados, incluindo filtros de pesquisa de acordo com o status individual, e de compartilhar as informações por e-mail ou programas de mensagem instantânea com empregados ou outros produtores”, informa a Embrapa, em nota.
Um adicional é que também é possível inserir os dados da propriedade e do rebanho a partir da importação de arquivos já existentes em um computador, tablet ou smartphone. A versão digital ainda apresenta vantagens como atualização diária automática e a opção de prever cenários com a visualização futura de dias, semanas ou meses. “Esse recurso é útil ao produtor para que ele possa se preparar para os eventos, até mesmo planejando a visita de veterinários e técnicos”, comenta a Embrapa.
O App Roda da Reprodução pode ser baixado por enquanto em celulares que funcionam com o sistema Android. A Embrapa Informática Agropecuária planeja criar, até o início do ano que vem, uma versão para a plataforma iOS, da Apple.