Dois funcionários flagraram o animal tentando matar um cachorro da propriedade. Com uma pá, conseguiram desvencilhar o cachorro da cobra. A Polícia Ambiental foi chamada, mas a cobra havia sumido.
De acordo com o sargento do 4º pelotão da Polícia Ambiental, Clóvis Costa, os funcionários estão monitorando a cobra, observando os horários em que ela aparece para que o planejamento da captura seja feito. Como a sucuri não é natural do Estado, a suspeita da polícia é que o animal seja fruto de contrabando, tendo em vista que várias ocorrências de biopirataria são registradas na fronteira.
? Pode ser que alguém tenha se sentido ameaçado e largado o animal. Amanhã, vamos procurar ajuda na Secretaria de Meio Ambiente do município e com os bombeiros. É uma situação muito atípica. Temos que planejar uma armadilha para pegá-la ? observa Costa.
Funcionários que viram o animal de perto acreditam que a cobra mede cerca de 3m50cm e pesa aproximadamente 30 quilos. Segundo o biólogo responsável pelo Parque do Espinilho em Barra do Quarai, Francisco Valls, o grande perigo é que seja mais de um animal, o que possibilitaria acasalamento e reprodução.
? São animais que em determinadas situações podem até se alimentar de um ser humano ?diz.