Brasil sediará pela primeira vez congresso mundial do vinho

Congresso ocorrerá de 23 a 28 de outubro em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Fonte: Raquel Aviani/Mapa

O Brasil vai sediar, pela primeira vez, o Congresso Mundial da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), informou nesta terça, dia 30, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que coordenará o evento. O congresso ocorrerá de 23 a 28 de outubro em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. 

“Além da programação da área científica internacional em vitivinicultura, o evento ‘oportunizará’ aos participantes conhecer a evolução dos nossos produtos, nossas tradições e a beleza do nosso país”, disse o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em nota. A edição de 2014 ocorreu na Argentina, e a de 2015 em Mainz, na Alemanha. 

No evento, que chega a 39ª edição, também será realizada a 14ª Assembleia-Geral da OIV, organismo intergovernamental com competência reconhecida no campo da videira, vinho, bebidas à base de vinho, uvas de mesa, uvas passas e outros produtos derivados da uva e do vinho. Atualmente, reúne 39 países, entre eles o Brasil. A organização visa a ser referência técnica e científica mundial para a vitivinicultura.