Terminado o processo de impeachment no Senado e com a proximidade das eleições municipais, era natural que a agenda de Brasília ficasse esvaziada. Mas o agronegócio não para e conta com eventos programados no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso.
Terça-feira, dia 6
A cidade de Tangará da Serra (MT) abriga a abertura de mais uma edição da ExpoSerra – Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial. O evento acontece no Parque de Exposições da cidade, na avenida Lions Internacional, 4, na Vila Esmeralda. Além de conferir máquinas e tecnologias voltadas para o agronegócio, os visitantes vão se entreter com shows de artistas como Ivete Sangalo e Luan Santana, além de acompanhar a final do Circuito Mato-Grossense de Rodeio. Mais informações no site do evento.
Quarta-feira, dia 7
26ª Exphomig Barbacena (MG) – Importante vitrine para a raça holandesa, a exposição é realizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG, em parceria com a Prefeitura de Barbacena, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais e do Núcleo dos Criadores de Gado Holandês de Barbacena – Nughobar. O evento acontece no Parque de Exposição Senador Bias Fortes. Mais informações no site.
Em Brasília, haverá desfile cívico na Esplanada dos Ministérios. O presidente Michel Temer retorna de viagem à Ásia para participar dessa cerimônia e da abertura dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro.
Quinta-feira, dia 8
7ª Feira de Terneiros(as) e Vaquilhonas – O evento, que acontece na cidade de Santiago (RS), fica aberto até o dia 14 no Parque de Exposições da cidade. Além da exibição dos animais, a feira abrigará vários leilões. Informações pelo telefone (55) 3251-2122.
9h – A Companhia de Nacional de Abastecimento (Conab) promove a venda de mais de 4,2 mil toneladas de café arábica em grãos, bebida dura, ensacado por meio de leilão eletrônico, estocadas em armazéns de São Paulo e de Minas Gerais. O preço de venda será divulgado em R$/kg, com ICMS excluso, com antecedência de até 2 (dois) dias úteis da data de realização do leilão. Mais informações pelo site da Conab. https://www.conab.gov.br
14h – Em Brasília, acontece a 46º Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Dentre os assuntos discutidos, está a possibilidade de antecipação da data de definição do preço de referência para o leite e os derivados, que hoje ocorre concomitante com o início do ano-safra, para o dia 1º de junho, evitando assim essa coincidência. Também será tema da Setorial a economia da Atividade Leiteira.