Morreu na tarde desta segunda-feira, 12, o pecuarista Paulo Emílio de Almeida Carneiro. Ele foi vítima de um acidente rodoviário na BR-040, na altura de Congonhas (MG). Dono da fazenda Palestina, em Unaí (MG), ele selecionava as linhas de gado guzerá PEAC e guzerá JA. Emílio tinha 68 anos e era membro do Conselho Fiscal da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil. Também presidiu a Associação Mineira de Criadores de Guzerá.
O pecuarista voltava para Belo Horizonte quando parou em um posto de combustível no km 607. “Como o posto fica no sentido inverso, ele teve de cruzar a pista. Chegou lá. O problema aconteceu quando ele saiu”, diz o policial federal rodoviário Eduardo Andrade Domingos Machado.
Emílio deixou o posto e, ao tentar cruzar novamente a pista, não viu que um caminhão se aproximava. “Era uma carreta de mineração e estava carregada”, afirma Machado. Marcas na pista mostram o quanto o motorista tentou frear, mas a carreta acertou em cheio a porta do VW Tiguan do pecuarista e o arrastou por cerca de 30 metros. Emílio morreu no local.
O corpo está sendo velado na Funeral House, na capital mineira, desde as 11h desta terça, dia 13. O enterro – ou cremação; a família ainda discute isso – será nesta quarta, a partir das 9h.