Produtores de grãos de Mato Grosso esperam colher aproximadamente 30 milhões de toneladas de soja na temporada 2016/2017, que teve início esta semana, disse o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Endrigo Dalcin, de acordo com nota divulgada nesta quinta, dia 22, pela entidade.
“O desafio é grande, Mato Grosso precisa de uma boa safra. Mas estamos otimistas e a expectativa é de uma safra perto de 30 milhões de toneladas”, afirmou Dalcin durante evento de abertura oficial do plantio de soja realizado em Sinop (MT).
Na ocasião, o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Marcelo Gravina de Moras, informou que a soja transgênica deve ocupar 49 milhões de hectares nesta safra no Brasil, dos quais 11,4 milhões hectares somente em Mato Grosso.
Segundo Gravina, desde que a soja transgênica BT começou a ser plantada no país, em 2013, houve aumento de 18% na produção e 16% da área. O milho ocupa atualmente 15,7 milhões de hectares no Brasil, de acordo com o pesquisador. Desde 2008, quando as primeiras variedades de milho BT começaram a ser comercializadas no Brasil, houve aumento de 44% na produção e de apenas 6,1% na área, acrescentou ele durante sua palestra.
O evento de abertura da safra contou também com representantes da Scot Consultoria, da Basf e da Yara, com o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, e os presidentes das Aprosojas Paraná, Goiás, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Piauí.