O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a retomada do Censo Agropecuário. De acordo com ele, uma das mais importantes ferramentas de planejamento e consulta sobre o perfil do agronegócio brasileiro.
“A última edição do Censo Agropecuário ocorreu em 2006, o que é um período bastante longo diante da dimensão que o setor adquiriu nestes últimos 10 anos. O agronegócio é dinâmico e demanda dados mais precisos. Neste sentido, a atualização dos dados ganha uma importância estratégica para quem atua e planeja novos investimentos”, analisou Turra.
Representantes de produtores e das agroindústrias participaram de uma reunião, em Brasília (DF), nesta quarta, dia 5, que teve como principal pauta a preocupação do setor com o equilíbrio das contas frente às elevações dos custos de produção – com a alta do milho, e a recessão econômica que tem impactado nos níveis de consumo dos produtos.
“A recente notícia enviada pelo Ministério da Agricultura sobre a agilização dos procedimentos por parte da Coreia do Sul [um dos maiores importadores de carne suína do mundo] é celebrável neste momento em que incrementamos nossos esforços para exportar, como forma de equilibrar a oferta interna. Com a desaceleração econômica, tem sido um desafio contrabalançar a conta entre custos e rentabilidade. Soma-se a este contexto o fato do preço do milho não estar caindo o suficiente, o que tem gerado incertezas. Isto deixa claro a necessidade da liberação das importações dos Estados Unidos e também de tornar mais fluido o processo de importação do cereal dos campos da Argentina e do Paraguai. Na audiência, aproveitamos para tratar de outras questões que consideramos primordiais, como a ampliação da oferta de recursos para capital de giro”, destacou o presidente da ABPA.
Também participaram do encontro o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o deputado Federal Osmar Serraglio, e outros representantes do Ministério e do agronegócio.