Granizo causa perdas no trigo do noroeste do Rio Grande do Sul

Lavouras tiveram perda total devido às chuvas intensas e à queda de pedras de gelo

O município de Tuparendi, no noroeste do Rio Grande do Sul, foi atingido por chuvas fortes e queda de granizo no fim da tarde desta quarta-feira, dia 5. Segundo relato do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, Itálico Cielo, a zona rural foi a mais afetada. Ele diz que houve perda total em lavouras de trigo e prejuízos em áreas de milho e fumo. 

Muitos produtores de milho teriam aderido ao sistema de “troca-troca” para minimizar as perdas. Esse sistema consiste em emprestar sementes para quem teve perdas severas, e, assim poder continuar a produzir. No fim da safra, quem recebeu o insumo devolve parte do produto para aqueles que cederam sementes, como um tipo de empréstimo.

As pastagens da região também foram prejudicadas, o que faz o presidente do sindicato avaliar que haverá redução na alimentação para criações animais. Além desses problemas, casas foram destelhadas e pássaros morreram devido ao impacto com as pedras de gelo.

Em Tenente Portela (RS) e Mariápolis, no sudoeste do Paraná, a situação não foi diferente. Os telespectadores Martins Braucks e Idamor Centenaro, respectivamente, enviaram ao Canal Rural imagens mostrando os prejuízos em lavouras de milho e trigo.

A meteorologista Graziella Gonçalves, da Somar Meteorologia, alerta que ainda há risco de granizo para as regiões Sul e Sudeste. Pode haver queda de granizo no interior de São Paulo nesta quinta feira, dia 6, além de chuvas intensas.