Maggi: aumento da produção em 2016/2017 vai reduzir preço de arroz e feijão

De acordo com o Ministro da Agricultura, crescimento da safra apontado pela Conab terá impacto na mesa do consumidor

Fonte: Cidasc/Divulgação

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta quinta-feira, dia 6, no Twitter, que o aumento da produção brasileira de grãos em 2016/2017, apontado no mesmo dia pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), “terá impacto positivo na mesa do consumidor”. Segundo ele, haverá redução de preços, principalmente do arroz e do feijão, dois dos maiores vilões da inflação nos últimos meses. 

“Notícia boa para o consumidor, o produtor e para a economia brasileira”, disse Maggi. “O consumidor começará a sentir a queda no preço do feijão e do arroz a partir de novembro.”

O ministro citou a previsão da Conab, de “uma safra de 214 milhões de toneladas de grãos”, um número próximo ao pico do intervalo divulgado nesta quinta pela estatal para a safra 2016/2017, entre 210,5 milhões a 214,8 milhões de toneladas. Além da produção, cujo crescimento deve ficar entre 13% e 15,3% sobre o período passado, a Conab estimou ainda que a área cultivada deve avançar 2,3% entre os períodos, para 59,7 milhões de hectares.