Líderes do G20 se reúnem para discutir ritmo de recuperação da economia mundial

Muito ainda deve ser feito para gerar emprego e crescimento econômico, adianta Barack ObamaO ritmo de recuperação da economia mundial vai ser avaliado no final desta semana na reunião do G20, o grupo que reúne os países mais desenvolvidos e também os emergentes. O encontro começa na próxima quinta, dia 24, em Pitsburg, nos Estados Unidos. A última cúpula do G20 ocorreu há cinco meses, em Londres.

Na opinião do presidente norte-americano, as maiores economias do mundo avançaram na estabilização do sistema financeiro mundial, mas ainda precisam fazer muito para gerar emprego e crescimento econômico.

Barack Obama acredita que o encontro do G20 é uma boa oportunidade para avaliar as ações já adotadas e definir o que precisa ser feito. Na semana passada, líderes da união européia também adiantaram algumas das propostas que devem ser apresentadas no encontro. O grupo quer limitar os bônus que são pagos ao setor financeiro.

A idéia é criar penalidades para os bancos que não respeitarem os limites. As instituições financeiras devem pagar bônus aos executivos considerando metas de longo prazo, e não mais premiar operações rápidas de alto risco. O governo americano prometeu avaliar a proposta.