Rio Grande do Sul é o primeiro a lançar Plano Agro+ estadual

Objetivo do programa é simplificar e desburocratizar processos e normas praticados pelo serviço oficial, em benefício do produtor rural

Fonte: Divulgação/Irga

Governo do Rio Grande do Sul lançou o Plano Agro+ RS nesta segunda-feira, dia 21. O plano estadual segue os mesmos moldes do programa Agro+ nacional, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e tem como objetivo simplificar processos, procedimentos e normas praticads pelo serviço oficial em benefício do produtor rural. O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a implantar o programa.

Participaram do lançamento do Agro+ RS o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e líderes de entidades rurais do estado.

A implantação do programa começou a ser estudada por representantes do estado em setembro deste ano. O secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, convocou entidades representativas do setor rural para diagnosticar os gargalos, apresentar reivindicações e sugerir alterações que facilitassem a produção agropecuária gaúcha. A partir daí, foi criado um grupo técnico para analisar a viabilidade das propostas, que serviram de subsídio para os encaminhamentos e definição do plano.

O Agro+ deverá rever normas e procedimentos hoje em vigor que, eventualmente, já não condizem com a realidade atual. A expectativa é que seja posível tornar a produção primária mais ágil e menos burocrática.