Produtores enviam imagens de abate de javalis

Telespectadores de várias regiões do Brasil enviaram mensagens para o WhatsApp do Canal Rural contando suas experiências com os ataques do bicho

Fonte: Divulgação

Na última sexta-feira, uma reportagem sobre o controle de javalis e os problemas causados pelos ataques do animal foi destaque no Jornal da Pecuária. Com isso, telespectadores de várias regiões do Brasil enviaram mensagens para o WhatsApp do Canal Rural contando suas experiências com ataques de javalis.

Entre as interações, foram enviadas fotos de animais abatidos e de lavouras prejudicadas pelo avanço da espécie. Confira abaixo a galeria com as imagens enviadas pelos telespectadores.

Preocupação

Nos últimos 25 anos, o animal exótico vem causando danos às lavouras e insegurança na sanidade agropecuária em pelo menos em 300 municípios do Centro-Sul e Nordeste. Por esse motivo, vários órgãos e entidades civis se uniram e elaboraram um plano nacional de controle da espécie e as ações devem começam a sair do papel em janeiro de 2017.

O abate de javalis foi regulamentado por uma portaria do Ibama em 2013 e prevê apenas o controle e o manejo. Segundo a pesquisadora da Embrapa Virgínia Santiago Silva, os javalis causam grandes impactos. “Existem doenças de impacto na produção e outras que também vão impactar na saúde humana, algumas pela manipulação do animal abatido, outras pelo consumo eventual. A gente vem fazendo esse trabalho para conhecer o perfil sanitário desse animal, identificar os riscos reais e potenciais e orientar corretamente quem de fato acessa essa população”, disse.