O ministro acredita que o Congresso Nacional irá votar, em breve, as matérias relacionadas à extração de petróleo na camada pré-sal. Com isso, será possível realizar, no primeiro semestre do ano que vem, os leilões sob o novo regime de partilha onde o Estado terá maior participação sobre o petróleo.
Lobão também reforçou a necessidade de o Brasil construir cinco refinarias para processar o petróleo encontrado a sete mil metros de profundidade no litoral brasileiro.
? O importante é construir refinaria porque nós seremos dentro de algum tempo exportadores de petróleo e nós não queremos exportar petróleo. Nós queremos exportar produtos acabados. Nós queremos exportar produtos com valor agregado. Gerar empregos aqui no Brasil para os brasileiros ? defendeu o ministro.
Edison Lobão ainda afirmou que o Brasil deverá alcançar autossuficiência na produção de gás natural em dois anos. Apesar disso, continuará comprando o produto da Bolívia. Quanto à dependência das importações de fertilizantes, ele disse que o governo vai garantir recursos para que tanto empresas públicas quanto privadas produzam o insumo tão necessário para a agricultura no país.