Protesto contra aprovação da PEC 55 termina com 72 detidos

Ato reuniu cerca de 2 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira, dia 13, e começou de forma pacífica

Fonte: Marcello Casal/Agência Brasil

O balanço final do protesto contra a votação da Proposta de Emenda à Constituição nº 55, que limita gastos públicos por 20 anos, terminou com 72 pessoas detidas e oito policiais feridos em Brasília (DF). O ato, que reuniu cerca de 2 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira, dia 13, começou de forma pacífica, mas, por volta de 17 horas, virou um grande confronto próximo ao Museu da República. 

O distúrbio civil foi provocado quando um grupo de manifestantes avançou contra a tropa recusando as revistas da Polícia Militar. Além da resistência, o grupo pichou a Biblioteca Nacional e seguiu para a Rodoviária do Entorno, plataforma superior da Rodoviária de Brasília, setores Comercial e Hoteleiro Sul, W3 Sul e quadras da Asa Norte. Um ônibus da empresa TCB foi incendiado, além de uma lixeira, um contêiner e cavaletes. O fogo foi controlado imediatamente pelas equipes do Corpo de Bombeiros.

A Polícia Militar acompanhou toda a movimentação dos manifestantes e deteve as 72 pessoas. Uma delas é um menor de idade de 17 anos, que veio de Curitiba-PR, e foi um dos responsáveis por atear fogo no ônibus. As ocorrências ainda estão sendo registradas na 5ª Delegacia de Polícia Civil, no Departamento de Polícia Especializada e na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Elas estão sendo identificadas, ouvidas e vão passar por exame de corpo de delito. Todos os detidos serão apresentados à Justiça para serem responsabilizados pelos atos.

Os policiais miliares feridos durante o conflito foram conduzidos pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital de Base com ferimentos na cabeça, no rosto e nos braços, mas passam bem.

Com a dispersão total do público, as vias S1 e N1 foram liberadas ao trânsito de veículos por volta das 22h30.