A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará uma vistoria nos estoques privados de café conilon no Espírito Santo e na Bahia, entre os dias 2 e 13 de janeiro deste próximo ano. O objetivo é verificar o volume disponível do produto para comercialização.
Estas informações servirão para que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) meça a necessidade de importação ou não do produto para abastecimento das indústrias do país.
Para que esta compra seja autorizada e realizada o volume estocado atualmente deve ser menor que 1,5 milhão de toneladas, que é a demanda projetada pelas empresas até março.
Espírito Santo e na Bahia são responsáveis por 63% e 10,3% da produção nacional, respectivamente, por isso esta ação acontece em seus territórios. A safra 2016 de café conilon registrou quebra devido a questões climáticas. De acordo com o quarto e último levantamento da atual safra, divulgado pela Conab, a produção de conilon foi de 7,98 milhões de sacas, 28,6% a menos que na safra 2015