Autoridades da Alemanha suspeitam de um novo caso de contaminação pela influenza aviária, agora de perus localizados no distrito de Cloppenburg. Segundo nota publicada na página oficial do distrito, se confirmada a doença pelas agências de fiscalização, aproximadamente 8,2 mil animais serão sacrificados.
Por enquanto a infecção com a cepa H5N8 foi confirmada pelo Escritório Regional para a Proteção do Consumidor e Segurança Alimentar em Oldemburgo, na Baixa Saxônia. O teste final pelo Friedrich-Löffler-Institut (Instituto Federal de Pesquisa para a Saúde Animal, FLI na sigla em alemão), ainda está pendente.
Diante do risco de contaminação na Alemanha e da gravidade da influenza aviária na Europa, autoridades já isolaram a região mesmo antes do resultado final. A gripe aviária levou ao abate de mais de 90 mil perus, galinhas, frangos e patos na semana passada em fazendas na região da Baixa Saxônia.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) tem acompanhado a evolução da doença no mundo e já contabilizou casos de influenza aviária em 20 países, além de Hong Kong, desde o início de novembro. A entidade contabilizou confirmações divulgadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) que possam ter influência no comércio internacional de carne de aves.
O Brasil é o único, entre os grandes produtores globais de carne de aves, que não registrou um caso da doença. Mesmo assim, no começo de dezembro o Ministério da Agricultura brasileiro emitiu um alerta sanitário, por tempo indeterminado, para intensificar as ações de defesa destinadas a prevenir a entrada da doença no País.