Uma explosão na Vale Fertilizantes chamou a atenção dos moradores de Cubatão nesta quinta-feira, dia 5. Segundo a Defesa Civil local, o incidente ocorreu por volta das 15h e provocou uma densa nuvem de fumaça alaranjada que era avistada de vários pontos da região. Foram acionados o Corpo de Bombeiros, agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e homens do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), do Polo Industrial, assim o com a Defesa Civil.
No final da tarde, a informação do Corpo de Bombeiros era de que membro da corporação havia sido socorrido após inalar a fumaça tóxica. O militar foi descontaminado e encaminhado para o pronto-socorro.Por precaução, diante das primeiras informações disponíveis, a Secretaria Municipal de Segurança decidiu dispensar os servidores da Prefeitura.
Ainda segundo os bombeiros, o vazamento foi controlado dentro do próprio complexo e não corre risco de se alastrar. Em nota oficial, no entanto, a Cetesb informou que o vazamento prejudicou as operações das unidades da Yara Fertilizantes e da Cesari.
Nitrato de amônio
O Corpo de Bombeiros informou que a explosão em um dos tanques provocou o vazamento de nitrato de amônio. Ao todo, 15 viaturas locais e 20 da capital foram enviadas para Cubatão.
Informações divulgadas pela Cetesb informam que o incêndio teve início em uma das correias que alimentam o galpão de nitrato de amônio, matéria-prima para a produção de fertilizantes. Por se tratar de um produto explosivo, foi necessário o isolamento da área e interdição da rodovia Cônego Domênico Rangoni nos dois sentidos.
A Rodovia Cônego Domênico Rangoni está bloqueada, sentido Guarujá, no km 268, devido vazamento de produto perigoso.
— Ecovias (@_ecovias) January 5, 2017
Por precaução, os técnicos da Cetesb sugeriram à Defesa Civil do Município de Cubatão a promover a evacuação da comunidade Mantiqueira que fica nas proximidades da empresa Usiminas, que também foi evacuada. Os moradores dessa comunidade foram retirados com a utilização de três ônibus disponibilizados pela empresa e levados para uma escola do município.
no local do incêndio 01 vitima Bombeiro foi socorrida sem ferimentos somente por inalação de fumaça, foi descontaminado e socorrido PS .
— 193-Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) January 5, 2017
Por meio de nota oficial, a Vale disse que “seguiu as diretrizes de segurança da empresa” e promoveu a “evacuação imediata e paralisação da produção da unidade e empresas vizinhas”. Ainda segundo a empresa, o incêndio não atingiu outras unidades.
“A emissão dos gases gerados durante a queima do nitrato já foi contida. A fumaça gerada, de cor laranja avermelhada e tóxica, já foi dissipada na atmosfera. Se respirada em grandes concentrações, pode causar irritação do nariz e do trato respiratório superior, além de tosse e dor de garganta”, disse a empresa, que afirmou ainda que está trabalhando com o Corpo de Bombeiros e autoridades locais e que “não medirá esforços para minimizar os efeitos deste incidente para a população”.
A Vale disse ainda que irá apurar as causas do incêndio e eventuais danos ambientais.