Consultoria eleva previsão da produção de soja para 103,1 milhões de toneladas

O aumento se deve a alterações na produtividade, que passou de 50,4 sacas por hectare em dezembro para 51,1 sacas em janeiro

Fonte: Gabriel Rezende Faria/Embrapa

A consultoria AgRural elevou sua previsão de produção de soja no Brasil em 2016/17 para 103,1 milhões de toneladas, ante a projeção de 101,8 milhões de toneladas de dezembro. Segundo a AgRural, o aumento se deve a alterações na produtividade, que passou de 50,4 sacas por hectare em dezembro para 51,1 sacas agora em janeiro. A projeção de área foi mantida em 33,6 milhões de hectares.

“O aumento da produtividade esperada no Sul do Brasil (em mais 2 sacas por hectare na combinação dos três Estados, em relação a dezembro) mais do que compensa, por ora, as perdas causadas pela falta de chuva na Bahia (queda de 2,5 sacas), Minas Gerais (queda de 2 sacas, especialmente por causa do noroeste) e Goiás (queda de 0,5 saca, com destaque para o leste)”, disse a consultoria. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tiveram suas expectativas de rendimento ajustadas para cima, em 0,6 saca e 1 saca por hectare, respectivamente.

Nos estados de Tocantins, Maranhão e Piauí, as produtividades estimadas em dezembro foram mantidas e, segundo a AgRural, serão revisadas em fevereiro. “Embora esses estados tenham recebido chuvas abaixo do normal em dezembro e no início de janeiro, eles têm previsão de volumes razoáveis nas próximas duas semanas – algo que não acontece na Bahia, que teve a estimativa de produtividade já reduzida”, informou a consultoria. No Sul do Brasil, novos ajustes para cima no rendimento deverão ser feitos em fevereiro, especialmente no Rio Grande do Sul, caso o clima continue colaborando, segundo a AgRural.

Para o milho, a AgRural estima a produção total brasileira em 88,3 milhões de toneladas, com 28,4 milhões de toneladas na safra de verão e 59,9 milhões de toneladas na safra de inverno. Os números deverão ser atualizados nas próximas semanas.