A produção de hortaliças está parada no interior de São Paulo por causa do excesso de chuva dos últimos dias. Agricultores relatam perdas acima de 50% e mudas de alface, escarola, repolho, couve-flor e outras hortaliças que deveriam ter sido plantadas, estão paralisadas.
O produtor rural João Evangelista Sobrinho, de Joanópolis, no interior de São Paulo, lamenta a instabilidade climática e o iminente prejuízo. “Está parado e, por causa da chuvarada, nós não conseguimos fazer as terras pra plantação. Sem a terra estar enxuta, não temos como revirar para plantar”, disse o produtor, contabilizando uma perda de 70%.
Em outra propriedade, o feijão orgânico só vai secar para debulhar com o fim da chuva, já que as plantas foram atacadas por fungos e bactérias. As vagens que ainda estão no pé já estão condenadas pela ferrugem e as folhas manchadas das verduras são sinais de problemas nos cultivos.
Na propriedade de Elizabeth Ximenes, as cenouras estão sem qualidade para o mercado e serão descartadas. A agricultora disse que ficou desanimada com o prejuízo, mas que vai continuar com a produção. “Eu pensei em desistir, mas, ao mesmo tempo, eu sou teimosa. Vamos tocar para a frente e plantar de novo”, falou.
Em Joanópolis, a maior parte dos produtores tem pequenos cultivos e fornece alimento para a merenda escolar. Sem recursos para investir em estufas e proteção para a chuva, a solução é esperar por dias melhores. “Vou arrancar e plantar de novo, esperando que a chuva dê uma trégua e pedir para o homem lá de cima ajudar nós aqui em baixo”, completou a produtora.