O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) reuniu-se, na tarde desta terça-feira, dia 14, com prefeitos dos municípios do oeste de Mato Grosso para anunciar a liberação de R$ 1 milhão dentro do programa Agro+ Produtor, destinado à prestação de assistência técnica aos pequenos produtores da região, afetados pelo fechamento de três plantas frigoríficas.
O ministro contou que esteve reunido com os diretores da Associação Brasileira da Indústria da Carne (Abiec) e que há possibilidade da reabertura de quatro plantas frigoríficas nos municípios de Mirassol d’Oeste, Nova Xavantina, Brasnorte e Vila Bela da Santíssima Trindade. “É uma possibilidade. Ainda não tem nada definitivo. Mas vamos trabalhar para que isso aconteça. Afinal, o maior rebanho bovino do Brasil está no Mato Grosso”, afirmou Blairo Maggi.
Blairo Maggi disse ainda que está havendo conversas com representantes dos frigoríficos e que não há possibilidade de que as coisas continuem como estão. “Se não querem operar na região, arrendem o frigorífico, vendam, deixem que o mercado funcione mais aberto. Da forma como está, fica muito evidente que há um controle, quase um cartel na região e isso é muito ruim para a economia mato-grossense”.
Sobre o programa Agro+ Produtor, o ministro disse que serão feitas algumas mudanças para a gestão das pequenas propriedades da região, especialmente junto aos produtores de leite. Ele disse que existem experiências comprovando que, com custo muito baixo, pode haver aumento da rentabilidade em até 40% das propriedades.
A primeira reunião entre os prefeitos e o Ministério da Agricultura foi realizada em janeiro. Os encontros no estado têm sido coordenados pelo deputado Ezequiel Fonseca.