França vai sacrificar 600 mil patos para controlar gripe aviária

Decisão também pode afetar 25% de toda a produção de foie gras francesa

O Ministério da Agricultura da França confirmou que vai abater todas as aves da granja do departamento de Landes, principal produtora de patos do país. Com a decisão, cerca de 600 mil animais serão sacrificados com o objetivo de erradicar a gripe aviária.

Desde que identificou a presença do vírus no país, a França tomou atitudes dramáticas. Em novembro de 2016, foram sacrificados três milhões de patos, o que correspondia a 8% da produção nacional. Um mês depois, foi suspensa a exportação de foie gras para evitar a propagação. 

O ministro da agricultura da França, Stéphane Le Foll, confirmou que a decisão do governo é “estabilizar” a situação. Em declarações aos veículos RMC e BFMTV, Le Foll afirmou que o vírus tem progredido pelo oeste do país. 

A decisão também pode afetar 25% de toda a produção de foie gras francesa, já que a região de Landes é a maior produtora local. 

A mesma atitude passou a ser tomada em outros locais. Há algumas semanas, Taiwan também teve um sacrifício massivo com o objetivo de controlar a doença.