Representantes de produtores rurais no oeste da Bahia concluíram a formação e apresentaram, na semana passada, o Colegiado de Agricultura na região, que terá como função primordial centralizar as demandas de pequenos e médios agricultores e pecuaristas do estado.
Conforme a Federação de Agricultura da Bahia (Faeb), em nota, o objetivo é representar instituições de agricultura e facilitar as negociações das demandas necessárias ao desenvolvimento agrícola e pecuário da região com os órgãos das esferas estadual e federal. Estão representados no colegiado os municípios de Angical, Baianópolis, Barreiras, Buritirama, Cotegipe, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Morpará, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória e Wanderley.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt, “o colegiado vai analisar e aprimorar as demandas de acordo com a realidade da região, além de cuidar com eficiência e agilidade do desenvolvimento da agricultura, por meio de políticas públicas efetivas. Juntas, as instituições dos municípios integrantes do colegiado terão mais força para fazer as reivindicações necessárias”.
Entre os temas a serem abordados no âmbito do Colegiado de Agricultura estão defesa e inspeção sanitária, maior participação da região oeste em editais do estado, assistência técnica, gestão ambiental e regularização fundiária, preços pagos aos produtores rurais.