O Ministério da Agricultura confirmou na manhã desta terça-feira, dia 21, que Hong Kong também fechou o mercado para todas as empresas de carne do Brasil, não apenas as investigadas na operação Carne Fraca. A decisão, tomada pelo Centro de Segurança Alimentar (CSA), foi confirmada pela comitiva do Ministério da Agricultura em inspeção frigorífica no estado do Paraná.
Com a medida, estão vetadas as importações de carnes congeladas, refrigeradas e de aves do Brasil. Hong Kong é o principal mercado para o país, importando US$ 1,84 bilhão em carnes brasileiras apenas em 2016. A China vem em segundo lugar, com US$ 1,75 bilhão.
A decisão veio horas depois das restrições anunciadas pela União Europeia, Coreia do Sul e China.
Pouco tempo depois foi a vez da Suíça anunciar o bloqueio. Os europeus não revelaram o volume. “Como somos parte da Europa, bloqueamos o mesmo número de empresas que a UE”, disse Stefan Kunfermann, porta-voz do Escritório de Veterinária da Suíça.
Berna não faz parte da Comissão Europeia, mas já há anos tem como tradição seguir os mesmos padrões adotados por Bruxelas. Das quatro unidades, duas são de aves, uma de carne bovina e outra de equídeos.