Técnicos da União Europeia farão auditorias no sistema de fiscalização e controle sanitário do Brasil, em data a ser fixada. A medida foi acertada em reunião nesta quinta-feira, dia 30, entre o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa), Luis Eduardo Rangel, e o diretor da DG Santé (órgão de controle sanitário da União Europeia), Koen Van Dyck. Realizado e função dos desdobramentos da operação Carne Fraca da Polícia Federal, o encontro aconteceu no ministério e teve duração de cerca de 1h30.
Segundo nota divulgada pelo Mapa, as auditorias servirão para reafirmar a solidez e a segurança do sistema nacional de fiscalização e controle. O texto também afirma que esclarecimentos prestados pelo governo brasileiro sobre a operação foram bem recebidos. “Ficou claro que os problemas dizem respeito a falhas de conduta de servidores do ministério e que o controle sanitário e a qualidade dos produtos produzidos no Brasil estão mantidos”, afirma a nota.
O ministério teria se comprometido a encaminhar à União Europeia um documento detalhado com todos os esclarecimentos solicitados. Segundo a nota, os técnicos do bloco econômico também apresentaram uma agenda comercial, que inclui a visita de profissionais brasileiros a empresas que desejam exportar para o Brasil.