Mangalarga volta à Expozebu e mostra força dos equinos

62 animais participaram da Copa de Marcha Mangalarga em diferentes categorias

Fonte: Giulia Trecco/Canal Rural

A Expozebu 2017, que acontece em Uberaba, no Triângulo Mineiro, conta com muitas novidades no que diz respeito aos equinos. Mais de 120 cavalos Mangalarga, Crioulo e até mesmo da raça Frisian, rara no Brasil, participam de campeonatos e atividades. 

Após 13 anos, o Mangalarga voltou ao evento. 62 animais participaram da Copa de Marcha Mangalarga em diferentes categorias. O campeonato é promovido pelo Núcleo Feminino da raça. Vencedores, como a Realidade Da Tarlim, estão classificados para a final. 

“A iniciativa de participar de um evento como esse é basicamente o fomento da raça perante outros nichos, como o Zebu. Esperamos há algum tempo o Manga Larga na Expozebu e ter essa oportunidade de ter o cavalo representando junto a outras raças equinas que também representam essa função foi muito gratificante”, afirma a presidente do Núcleo Feminino Mangalarga, Perla Fleury. 

Em meio ao avanço da raça em Minas Gerais, 50 cavalos também estiveram presentes na Expozebu para avaliações morfológicas. 

Esse é um cavalo que nasceu para correr e para trabalhar com gado. É um animal extremamente rústico, extremamente fácil de ser criado, adapta a qualquer clima e pastagem. Então, pela facilidade que tem, pelo instinto trabalhador e de lida com o gado, o animal vem crescendo no meio pecuário. Outro fato que ajuda é que ele pode ser adquirido por um valor razoável de se trabalhar. Então, por essas características ele tem saído do Sul e vindo pra nossas terras”, analisa o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo em Minas Gerais, Marcelo Moura. 

E não dá para falar em beleza sem citar os cavalos que passam pelo Parque Fernando Costa. Os cavalos da raça Fresian participam de diversas apresentações durante a feira, e os criadores querem mostrar o que vai além da aparência. A raça, que já possui gerações no país, também é resistente, adaptável e dócil. 

“Aproveitando que estamos em Uberaba, na feira da ABCZ, junto a Vila Hípica, para trazer os animais. É uma novidade na ABCZ, cavalos que há muito tempo não se tinha. Então, trazemos alguns exemplares para fazer a divulgação da raça, demonstração em termos de andamento, pelagem e comportamento”, completa o criador Marques da Silva.