O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Roberto Jaguaribe, renovaram, nesta quarta-feira, dia 24, o Acordo de Cooperação Técnica entre as entidades.
O plano de trabalho, que terá duração bianual (2017-2018), prevê uma série de ações como a defesa da imagem do agronegócio brasileiro no exterior e o desenvolvimento de estratégias de promoção comercial e atração de investimentos.
De acordo com a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, a assinatura do convênio facilita a realização de ações conjuntas para beneficiar a agricultura e a pecuária do Brasil.
“Nesse sentido, o convênio prevê capacitações para exportação voltadas especificamente aos produtores e produtoras rurais, realização de estudos de inteligência comercial com foco nos produtos do Agro, ações de atração de investimentos para o setor e de defesa de interesses com a finalidade de promoção da imagem dos produtos brasileiros e de abertura de novos mercados”, afirmou Lígia.
A Gerente de Estratégia de Mercado da Apex-Brasil, Sueme Andrade, acredita que a parceria entre as duas instituições pode ajudar o agronegócio brasileiro a conquistar mais espaço no mercado internacional.
“O agronegócio representa quase 50% da pauta exportadora brasileira, mas ainda há espaço para ampliação. Para isso é importante atuar nos dois extremos da cadeia: disseminando a cultura exportadora junto aos produtores rurais e promovendo o agronegócio brasileiro em mercados estratégicos, conforme previsto no Acordo que estamos assinando”, disse Sueme.