Um grupo com cerca de 60 pessoas invadiu na madrugada deste domingo, 23, uma propriedade localizada em Marabá, no Pará. A fazenda Mutamba teve a sede totalmente depredada, e máquinas agrícolas e pastos foram incendiados.
Um segurança particular que fazia a vigilância da área foi ferido. “A escolta foi recebida a tiros quando chegou na fazenda”, disse o presidente da Associação dos Produtores de Soja Milho do Pará (Aprosoja-PA), Vanderlei Ataídes.
Segundo a Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá (Deca), o ato teria sido uma retaliação a uma reintegração de posse da área, realizada em maio deste ano. “Acreditamos que estas pessoas sejam ligadas a grupos de sem terra”, declarou o delegado Alexandre do Nascimento Silva.
Um vídeo gravado por um integrante da perícia criminal mostra a chegada dos policiais na fazenda e os estragos causados pelos invasores.
A assessoria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informou que esse grupo não é integrante da entidade. A nota oficial do órgão não havia sido publicada até o fechamento da reportagem.