Os preços do tomate salada longa vida recuaram novamente na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), refletindo a oferta elevada e a baixa liquidez.
De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)/Hortifrúti, a disponibilidade de tomates está maior devido ao aumento das temperaturas, o que acelera a maturação dos frutos.
A entrada de tomates rasteiros de Goiás no atacado paulistano também tem pressionado os valores, visto que essa variedade é vendida a preços menores. Ainda, muitas regiões estão em período de safra, também favorecendo o aumento da oferta.
Entre 21 e 25 de agosto, os preços dos tomates salada longa vida 2A e 3A tiveram médias de R$ 13,82 e de R$ 22,86 por caixa de 20 kg, respectivas baixas de 37,69% e de 28,36% frente ao período anterior.
Quanto à qualidade dos frutos, tem variado em Mogi Guaçu (SP) e no sul de Minas, onde os tomates têm apresentado mais manchas que os de outras praças, devido às chuvas ocorridas em um período da segunda quinzena.