A comercialização da safra de café do Brasil na safra 2017/2018 chegou a 44% até última segunda-feira, dia 11. Os dados foram divulgados pela consultoria Safras & Mercado. No último mês, a comercialização avançou em 10 pontos percentuais.
Em relação ao ano passado, as vendas estão atrasadas quando 46% da safra 2016/2017 estava comercializada até então. No entanto, os negócios estão à frente da média dos últimos 5 anos, que é de 41%.
Com isso, já foram comercializadas 22,25 milhões de sacas, tomando-se por base a estimativa da empresa de uma safra de café brasileira de 51,1 milhões de sacas.
Segundo o consultor de mercado, Gil Barabach, as vendas ganharam um pouco mais de ritmo, como é normal para essa época do ano. “Mas a vendas seguem bastante cadenciadas e envolvendo pequenos volumes, o que continua passando a sensação de lentidão comercial. O fato é que o produtor busca dosar suas posições, cobrindo necessidades, pois acredita em preços melhores com o andamento da safra”, comentou.
Ele observa que isso é reflexo de uma safra menor e problemática, que também ajuda a inflar o percentual comprometido por parte do produtor.